2023-03-15 14:49:52
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou hoje que a educação representa uma prioridade do atual Executivo no projetar de um futuro de sucesso para os jovens Açorianos.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou hoje que a educação representa uma “prioridade” do atual Executivo no “projetar de um futuro de sucesso” para os jovens Açorianos.
O governante falava, na Praia da Vitória, à margem da apresentação pública de resultados do Programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais ao Conselho Coordenador do Sistema Educativo da Região Autónoma dos Açores.
“A leitura é essencial. Queremos estar em todas as escolas. É essencial a leitura para a aprendizagem. A compreensão da leitura é o caminho certo para o conhecimento e o saber”, vincou o Presidente do Governo.
E prosseguiu: “Não poderíamos ignorar na Educação muitos problemas de insucesso, muitas dificuldades da leitura, que é essencial para o sucesso educativo, e ficarmos indiferentes. Expusemos estes problemas e procurámos parceiros para encontrar as melhores soluções”, disse, sublinhando que os parceiros “acrescentam valor” às políticas do Governo dos Açores para o setor.
O AaZ – Ler Melhor, Saber Mais ajuda crianças com dificuldades na aprendizagem inicial da leitura e da escrita.
O programa é direcionado a alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, seguindo uma lógica de deteção precoce destas dificuldades.
A intervenção segue um modelo de tutoria regular e sistemática, em regime individual, centrado nas competências básicas. O programa é desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho e conta com a colaboração de especialistas e peritos que apoiam a intervenção de uma equipa de professores-tutores em mais de 73 escolas do país abrangendo 650 alunos apoiados.
Os Açores são a região do país que tem mais escolas e alunos envolvidos no programa.
Este projeto é de adesão voluntária pelas escolas, estando presente, neste momento, em todas as ilhas.
Os resultados do Programa AaZ, quer no 1º quer no 2º ano de escolaridade, são muito satisfatórios.
No 2º ano, ultrapassam mesmo, em alguns casos largamente, os resultados da média da turma. Aliás, só nos Açores se verifica este efeito. Em determinadas unidades orgânicas, esses resultados estão até próximos do padrão de referência para um aluno médio da mesma faixa etária.
Os resultados mostram, por outro lado, que os desempenhos médios das turmas são baixos, o que é motivo de preocupação.
O programa “AaZ – Ler Melhor, Saber Mais” é desenvolvido pela Iniciativa Educação, dirigida pelo Professor Nuno Crato e por Inês Soares dos Santos. O Professor João Lopes, da Universidade do Minho, é o coordenador do programa.
Iniciado em 2019, nos Açores, o programa da Iniciativa Educação abrangeu até agora 336 alunos nos Açores.