Abrupta diminuição da oferta de voos “low cost” para a Ilha Terceira agrava a quebra do turismo

Angra do Heroísmo     2023-08-31 16:39:13

Abrupta diminuição da oferta de voos “low cost” para a Ilha Terceira agrava a quebra do turismo que afecta já a Terceira

Abrupta diminuição da oferta de voos “low cost” para a Ilha Terceira agrava a quebra do turismo

A confirmação da realização de voos de baixo custo para a Ilha Terceira, em 2016, foi o resultado do esforço, trabalho e capacidade de negociação dos Governos do Partido Socialista.

O início das ligações “low cost” para a Ilha Terceira a partir de 2 dezembro de 2016, constituiu um factor decisivo para o incremento da actividade turística na Terceira, para a criação de emprego na ilha e para o seu crescimento económico.

É bom relembrar que antes, em 2015, o PSD e o CDS-PP, através dos seus Presidentes nos Açores, chegaram a anunciar que o então Ministro da Economia, Pires de Lima (CDS), se deslocaria à Ilha Terceira para anunciar uma companhia aérea de “low cost”, que nunca havia voado para a nossa ilha.

Promessas vãs que nunca se concretizaram.

A chegada de uma companhia aérea “low cost”, só foi possível através da determinação, da acção e das políticas do Partido Socialista para dinamização, diversificação e reforço das acessibilidades aéreas à ilha Terceira.

A inércia e incapacidade do atual do Governo dos Açores do PSD/CDS/PPM em relação à única companha aérea “low cost” que opera na Ilha Terceira, demonstra, mais uma vez, que a Ilha Terceira para este Governo dos Açores não é uma prioridade.

Quando se verifica uma significativa quebra do turismo na Terceira - só no primeiro semestre deste ano, a ilha Terceira teve uma redução de 12.293 dormidas face ao ano passado - a inação do Governo Regional faz piorar ainda mais esta realidade.

Ao contrário do resto da Região, do país e da Europa, o turismo está a baixar significativamente na Terceira, o que exigia do Governo um reforço do investimento na promoção das acessibilidades aéreas.

Em vez de agir, o Governo deixa cada vez mais a Terceira ficar para trás, porque além de ter conseguido que a Terceira esteja em contraciclo, com grandes reduções no turismo, agrava ainda mais estas perspetivas com a redução significativa dos voos da Ryanair para a Terceira.   

Esta significativa redução da actividade da única companhia “low cost” a voar, irá afectar ainda mais a dinamização do turismo e da economia local da Ilha Terceira, e colocará em risco vários investimentos, postos de trabalho e a inovação do setor.

Este Governo continua a desinvestir na Ilha Terceira, em especial na época baixa do Turismo, sendo provas de tal facto as quebras de dormidas que o PS/Terceira tem vindo a denunciar e agora uma machadada com a diminuição dos voos “low cost” por falta de apoio do Governo dos Açores, algo que nunca aconteceu com o Governo dos Açores do Partido Socialista.

Tudo isto perante o silêncio cúmplice dos dirigentes partidários que no passado exigiam ao PS os voos “low cost” da Ryanair, e agora estando no Governo, não os conseguem manter.

Tudo isto perante silêncio cúmplice dos dirigentes partidários que prometeram um maior crescimento do turismo na Terceira, e uma maior centralidade para a ilha, e agora estando no Governo, aceitam e contribuem para acontecer, exactamente o contrário do que prometeram.

É urgente agir, é urgente inverter esta realidade, e é urgente que este Governo do PSD/CDS/PPM desenvolva os esforços para ajudar os empresários terceirenses.

Não pode a ilha Terceira continuar a ter resultados negativos no turismo em 2023, ao contraio do que acontece no resto da Europa, do país e da Região, prova do desinvestimento feito nesta ilha pelo Governo dos Açores.

Este Governo dos Açores prometeu valorizar a Terceira. Prometeu fazer mais e melhor, mas faz menos e pior, e em vez de confiança gera desilusão aos Terceirenses.