Vila da Praia da Vitória 2024-11-08 12:08:49
A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos pretende debater o estado da viticultura local e as políticas de valorização do vinho Verdelho e dos apoios oficiais ao sector.
A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos pretende debater o estado da viticultura local e as políticas de valorização do vinho Verdelho e dos apoios oficiais ao sector.
São os principais objetivos das II Jornadas que decorrem na próxima semana na ilha Terceira, reunindo especialistas e produtores, mas com a porta aberta ao público em geral.
“As novas tecnologias ao serviço da viticultura é uma das matérias que vamos debater”, disse o Grão-mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, na apresentação do evento. “É uma área com trabalho já desenvolvido por especialistas nacionais e regionais, inclusive nos Biscoitos e interessa-nos conhecer as conclusões a que chegaram”, vincou José Aurélio Almeida.
“Depois, queremos também ouvir os enólogos que trabalham com o Verdelho, conhecer as perspetivas de cada um e os resultados a que chegaram. É também importante passar informação aos produtores sobre apoios disponíveis para o sector, incluindo o apoio técnico”, acrescentou.
“Finalmente, queremos ouvir as associações locais, regionais e nacionais ligadas à produção de vinho, para identificar sinergias tendo em vista a valorização da produção e a eficaz colocação do produto no mercado”, concluiu José Aurélio Almeida.
A CVVB anunciou ainda a realização de um Capítulo Geral para entronização de novos Confrades, no dia 16 do corrente, último dia das Jornadas, pelas 18h00, no Salão Nobre do Paço Municipal da Praia da Vitória. Neste mesmo dia será celebrado o Dia Mundial do Enoturismo, com um jantar vínico, para o qual a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos terá inscrições abertas, através das redes sociais, para o público em geral.
Em paralelo com as II Jornadas do Vinho Verdelho dos Biscoitos, decorrem visitas a explorações vitícolas na ilha, e estará patente ao público uma exposição de pintura de Martim Cymbrom intitulada “Uvas”, que poderá ser visitada até dezembro próximo no salão nobre da junta de freguesia dos Biscoitos.