Vila da Praia da Vitória 2024-11-19 13:04:08
Presidência da Assembleia Legislativa apresenta Prémio Literário Vitorino Nemésio a 21 de novembro em Coimbra
A Presidência da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) promove, no próximo dia 21 de novembro, pelas 15h00, na Câmara Municipal de Coimbra, a apresentação do Prémio Literário Vitorino Nemésio, uma iniciativa que visa homenagear o legado do prestigiado escritor açoriano e incentivar a produção literária nos Açores, em todo o país, nas comunidades e, igualmente, nos países de língua oficial portuguesa.
Após a realização de apresentações nas ilhas Terceira, Faial e São Miguel, nos Açores, Coimbra foi escolhida para acolher esta nova sessão, dado o profundo vínculo de Vitorino Nemésio à cidade onde viveu, estudou e consolidou o seu prestígio como intelectual e académico de renome.
Esta escolha reflete igualmente o propósito da Assembleia Legislativa de reforçar o alcance do prémio, promovendo-o numa cidade central para a cultura e a literatura em Portugal, de forma a mobilizar não apenas os açorianos, mas também todos os falantes da língua portuguesa, visto tratar-se do público-alvo desta iniciativa. Coimbra, como berço de importantes tradições literárias e culturais, surge como um local estratégico para dar visibilidade a esta iniciativa, sublinhando a sua vocação para incluir escritores de todas as geografias lusófonas.
A apresentação que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Município de Coimbra, tem como objetivo apresentar os principais objetivos do prémio e o seu funcionamento, incluindo as datas de submissão e avaliação de candidaturas, os critérios de seleção da obra premiada e os elementos que integram o júri, bem como uma breve apresentação sobre o contributo de Vitorino Nemésio para a língua, cultura e literatura dos Açores e de Portugal.
A Proposta de Resolução n.º 4/XIII – “Prémio Literário Vitorino Nemésio” que institui o referido prémio, partiu de uma iniciativa da mesa da Assembleia Legislativa e foi aprovada por unanimidade no passado dia 11 de setembro em sessão plenária.