GR DO CDACM ORGANIZA TORNEIO NACIONAL DE SUCESSO E SOBE A 18 DE 19 PÓDIOS

    2023-04-19 15:47:45

GR DO CDACM ORGANIZA TORNEIO NACIONAL DE SUCESSO E SOBE A 18 DE 19 PÓDIOS

GR DO CDACM ORGANIZA TORNEIO NACIONAL DE SUCESSO E SOBE A 18 DE 19 PÓDIOS

"Conseguir colocar de pé um torneio desta envergadura demonstra um trabalho de equipa excepcional", disse Amélia Paredes, histórica treinadora de ginástica rítmica do Ginásio Clube Português e juiz internacional da disciplina, no final do I Azores RG Cup. "A alegria das ginastas foi contagiante e a boa prestação da equipa da casa fez elevar o nível da competição."

O Clube Desportivo da Associação Cristã da Mocidade da Ilha Terceira tornou-se, no fim-de-semana, o anfitrião do primeiro torneio nacional de Ginástica Rítmica (GR) e Ginástica para Todos (GpT) da história dos Açores. A prova reuniu centena e meia de ginastas terceirenses, continentais e madeirenses e, no fim, só a chuva de elogios à organização rivalizou com os resultados das atletas locais, que fizeram subir as cores do CDACM a 18 dos 19 pódios que disputaram.

"Há que salientar a visível evolução técnica da Ginástica Rítmica da Terceira, assim como o grande trabalho de equipa que aqui está a ser realizado», vincou Andreia Alves, igualmente treinadora e juiz internacional.

A organização do evento, da responsabilidade da secção de Ginástica Rítmica do CDACM em parceria com a Associação Gímnica dos Açores, teve os altos patrocínios da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, da Direcção Regional do Desporto, da Associação Cristã de Mocidade e da Junta de Freguesia de São Pedro, assim como os apoios de várias empresas privadas da região.

Realizado nos dias 15 e 16 de Abril no Pavilhão do Complexo Desportivo Tomás de Borba, o I Azores RG Cup juntou 75 ginastas locais a 75 representantes de oito clubes provenientes das regiões de Lisboa, Porto, Almada, Setúbal, Palmela, Algarve e Madeira, trazendo pela primeira vez aos Açores ginastas de 1.ª e 2.ª divisões nacionais de e promovendo a entrada de Angra de Heroísmo para o roteiro português da Ginástica Rítmica. No fecho do evento, realizou-se ainda uma gala de Ginástica para Todos que, além das classes de iniciação, formação, representação e competição do CDACM, contou com a exibição de três grupos de ginastas deslocadas e com a presença de 50 atletas de classes de dança convidadas.

O CDACM foi o clube mais medalhado, considerando tanto as competições gerais como as classificações por aparelhos. Na manhã de sábado, dia 15, estiveram em prova a sénior de 2.ª divisão Carlota Bertão (1.º lugar em bola), a iniciada de 2.ª divisão Mariana Fonseca (1.º lugar em arco), as juvenis de 2.ª divisão Maria Luísa Henriques e Maria Benedita Trovão (1.º lugar em bola) e a juvenil de 1.ª divisão Júlia Cabral (1.ºs lugares em bola, fita e movimentos livres e 1.º lugar na classificação geral). À tarde, competiram as juniores de 2.ª divisão Helena Mesquita, Inês Oliveira e Matilde Carrola (3.º lugar em maças) e as juniores de 1.ª divisão Luísa Alves (1.º lugar em arco, 1.º em fita, 3.º em maças e 3.º na classificação geral) e Madalena Cabral (2.º lugar em bola, 2.º em fita, 1.º em maças e 1.º na classificação geral), bem como a sénior de 1.ª divisão Margarida Fins (1.º em bola, 2.º em maças, 2.º em fita e 2.º na classificação geral).

No domingo à tarde realizaram-se as actuações do escalão de infantis, em que o CDACM levou ao praticável 12 ginastas com menos de oito anos.

A adesão ao Azores RG Cup, prova de dimensão inédita em quatro décadas de prática da disciplina na região, vem confirmar o destaque que a GR do CDACM tem vindo a conquistar em todo o país e, ao mesmo tempo, demonstrar o potencial da modalidade enquanto veículo de divulgação do desporto e do turismo dos Açores. A atual equipa técnica do clube é composta por Joana Costa (treinadora principal), Raquel Furtado, Mariana Ávila, Nisa Cabral e Marta Cruz.