PSD destaca “Forte crescimento” do Turismo na Terceira confirma o “bom trabalho” no setor

Angra do Heroísmo     2023-10-26 16:40:29

PSD/Terceira destacou hoje o “forte crescimento” do Turismo ao longo de 2023, registando aumentos nas dormidas, hóspedes e proveitos em comparação com o ano passado, o que confirma “o bom trabalho que tem vindo a ser feito pelo Governo e pelos agentes do setor.

PSD destaca “Forte crescimento” do Turismo na Terceira confirma o “bom trabalho” no setor

Segundo o dirigente social-democrata Paulo Gomes, “o ano de 2023 registou mais hóspedes na ilha Terceira, quer na época baixa, como na época alta, havendo um aumento de cerca de 9% quando comparado com o ano passado, e de cerca de 26% na época alta - entre junho e agosto -, se tivermos em conta 2019, que era o ano de referência, antes da pandemia”, refere.

“Em relação ao número de dormidas, a Terceira alcançou valores nunca antes registados, como no último mês de agosto, em que se registaram cerca de 75 mil e 300 dormidas. Aliás, entre janeiro e agosto deste ano, há um valor acumulado de mais de 335 mil dormidas na ilha Terceira, quando em igual período do ano passado houve 331 mil dormidas, e em 2019 se tinha registado um valor acumulado de 281 mil dormidas”, acrescenta.

Paulo Gomes adianta que “a Terceira apresenta igualmente um aumento dos proveitos totais do Turismo, isto no cômputo global de janeiro a agosto de 2023, com mais 6% de proveitos quando comparado com o período homólogo de 2022, e mais 53% quando comparado com 2019”.

“Ou seja, foram debelados os efeitos da pandemia, o que contraria totalmente as previsões do Partido Socialista, um verdadeiro profeta da desgraça para o setor do Turismo na Ilha Terceira que, felizmente, está pujante e se mostra bem-sucedido”, afirma.

“Estamos perante um cenário de tendência crescente, com resultados nunca alcançados nos 24 anos de governação socialista, e que hoje beneficiam claramente a ilha e a Região, no seu todo. Esta é também a prova do esforço que tem sido feito, tanto pelas entidades públicas, como pelas entidades privadas, na promoção turística da nossa ilha”, afirma aquele responsável social-democrata.

“Os bons resultados são fruto do empenho não só do Governo Regional, mas das autarquias e demais associações empresariais, e igualmente do trabalho dos agentes turísticos locais, da hotelaria e do alojamento local da Terceira, da restauração, das atividades marítimo-turísticas, de tantos empresários e colaboradores, a quem se devem esses números e a consolidação do destino Terceira”, garante Paulo Gomes.

O dirigente PSD/Terceira destaca ainda “os eventos culturais e de promoção turística que têm acontecido na Ilha Terceira, como foi o caso da recente Bienal Ibérica do Património Cultural, em que o Governo Regional anunciou o lançamento, em 2024, da rota do turismo industrial, que vai integrar a Rede Portuguesa do Turismo Industrial, assim como as rotas do património cultural e do património militar, nas quais Angra do Heroísmo se destaca pela sua dimensão histórica, tendo sido a primeira cidade portuguesa a ser classificada como Património Mundial da Humanidade”, concluiu.